ESTADO SOCIAL

Mais vale rico e saudável que pobre e doente

Exportações e protecção do emprego

leave a comment »

Com a balança de pagamentos persistentemente e significativamente negativa, se ainda usássemos o escudo como moeda, aconteceria uma desvalorização cambial que (empobrecendo os portugueses) baixaria o custo relativo de produzir em Portugal e nos ajudaria a incrementar as exportações.

Hoje usamos a mesma moeda que os nossos principais clientes – o Euro – pelo que este mecanismo automático não funciona.

Daí que esteja a emergir em força a discussão sobre a protecção do emprego. Como não há desvalorização automática dos custos de produção – nomeadamente salários – por via cambial, só restam duas alternativas (que devem ser combinadas):

  1. Estagnar (ou reduzir) os salários nominais distribuindo o impacto da falta de competitividade por toda a população e penalizando mesmo aqueles que merecem um aumento de salário.
  2. Empregar menos recursos no processo produtivo do estado e empresas – aumentando o desemprego e a emigração.

A primeira opção incentiva os nossos melhores recursos a sair do país. A segunda opção tem custos pesados para os trabalhadores mais vulneráveis (menos jovens; menos educados; etc.).

A cura não é agradável mas enquanto não começarmos o tratamento vamos continuar a aumentar o endividamento e a vender empresas (Cimpor; Vivo; etc.) ao estrangeiro.

A não ser que acreditemos que a curto prazo vamos desenvolver forte capacidade exportadora em resultado da descoberta de um activo distintivo: Vamos encontrar petróleo, gás natural, diamantes, ouro ou qualquer outro recurso natural valioso e exportável em elevada quantidade? Vamos desenvolver tecnologia e registar patentes que permitam criar uma Microsoft portuguesa?

Enfim, quanto mais adiarmos… pior.

Fonte: INE. Análise PH.

Written by PH

2010/06/22 at 22:39

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: