ESTADO SOCIAL

Mais vale rico e saudável que pobre e doente

Nacional derrotismo

with 2 comments

As reacções à derrota de Portugal frente à Espanha, no mundial de futebol, expressas quer nas televisões quer na blogosfera, são ilustrativas de uma cultura de derrotismo com responsabilidade na crise que a nossa sociedade atravessa.

Quase todos se focam nos erros da nossa equipa e crucificam o treinador (Carlos Queiroz) e o capitão de equipa (Cristiano Ronaldo). As questões dos jornalistas são enviesadas para criar polémica e apontar um culpado. O próprio capitão remete a resposta a questões, sobre a derrota, para o treinador – não dando a cara.

Assim não vamos lá! É preciso encarar as derrotas com outra atitude.

Reconhecer que jogamos bem, com muito esforço e que perdemos frente a uma grande selecção! É natural que um país com 40 milhões de habitantes, com clubes entre os melhores do mundo, consiga montar uma selecção mais poderosa que a portuguesa.

Lembrar que no campeonato fomos mais longe que a Itália e a França. Fomos tão longe como a Inglaterra.

Este derrotismo não se limita ao futebol, nem ao desporto. Contamina tudo. Os portugueses não montam empresas nem correm riscos porque se falham – perdem a face. Em Portugal o risco não é só desportivo ou económico. Os empreendedores pagam um spread de risco social sob a forma de enxovalho.

E o que ainda faz mais confusão é que muitos (a larga maioria) dos que criticam o fracasso e apontam culpados são eles próprios medíocres falhados nas suas carreiras ou nas suas famílias. São tolerantes com as próprias misérias mas implacáveis com as falhas dos outros.

Written by PH

2010/06/29 at 22:54

Posted in Cultura

Tagged with ,

2 Responses

Subscribe to comments with RSS.

  1. Mais uma vez estou completamente de acordo. Penso ainda que esta cultura pode ser intencionalmente mantida (Teoria da conspiração). Será apenas por ser vendável nos jornais, revistas, rádios e televisões ? A quem mais serve ? Como se compreende o tipo de perguntas que os entrevistadores desses meios de comunicação orientam para criar ou alimentar as constantes polémicas sobre os mais variados assuntos ? Já começo a ficar cansado.

    Joao Hipolito

    2010/06/30 at 16:35

  2. Excelente post, retrata bem a sociedade portuguesa.

    Só um caso paradigmático daquilo que escreve, um amigo meu que vive nos EUA vai para 30 anos diz que grande parte dos empreendedores americanos de sucesso falhou mais do que uma vez.

    Cumprimentos.


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: