ESTADO SOCIAL

Mais vale rico e saudável que pobre e doente

Ainda sobre a golden share

leave a comment »

Não consigo perceber o apoio político quase generalizado, do PCP ao CDS, com excepção do PSD, à utilização da golden share para vetar um negócio na PT.

  1. Referem que a Vivo tem importância estratégica mas não reconhecem a importância (estratégica) de 7.150 milhões de euros. Até parece que a PT se preparava para oferecer a Vivo à Telefónica, gratuitamente, num acto de loucura.
  2. A balança de pagamentos está persistentemente negativa e portanto precisamos de atrair capital estrangeiro para financiar a nossa economia. Os 7.150 milhões de euros permitiriam à PT pagar as suas dívidas e simultaneamente injectar um volume significativo de dinheiro no nosso sistema financeiro em dificuldades. De passagem a PT ficaria com um balanço muito robusto e, portanto, bem preparada para atravessar  as restrições ao financiamento que se adivinham. Se isto não é estratégico, nesta altura, não sei o que é.
  3. A Vivo actua no Brasil (i.e. emprega sobretudo brasileiros). Os 7.150 milhões de euros, depois de passados à banca portuguesa, quer por dividendo extraordinário quer por amortização de dívida da PT, seriam utilizados para financiar empresas portuguesas (i.e. que empregam sobretudo trabalhadores portugueses).
  4. Accionistas que representam 74% do capital da PT, depois de fazerem contas, entenderam que os 7.150 milhões de euros valem mais que as acções da Vivo que a PT detém e, portanto, decidiram vender. O Estado e todos os partidos políticos acham que é mau negócio para o país. Então qual é o valor que acham justo? É que deve haver um número!… ou também não vendiam mesmo se a Telefónica pagasse 71.500 milhões de euros?

Com a balança de pagamentos persistentemente negativa temos três hipóteses:

  1. Passamos a exportar muito mais e a importar muito menos. Não vai acontecer no curto prazo.
  2. Continuamos a aumentar o endividamento. Os financiadores internacionais não nos vão emprestar muito mais dinheiro a taxas que possamos pagar.
  3. Vendemos activos. Por exclusão de partes, a médio prazo, parece inevitável.

A ser assim, se não querem vender a Vivo, qual é o outro activo, com compradores interessados, que vão vender???

Written by PH

2010/07/01 at 23:55

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: