ESTADO SOCIAL

Mais vale rico e saudável que pobre e doente

Equidade entre gerações

leave a comment »

Como consequência da inflexibilidade laboral, que protege os que já têm emprego, o desemprego juvenil está a crescer para níveis muito elevados.

De facto, dadas as restrições ao despedimento individual, cada empregado funciona como um monopolista na sua função – protegido da concorrência da juventude que vai entrando no mercado de trabalho.

Quem está empregado pode capturar rendas de  monopólio – explorando a latitude significativa entre a exigência que lhe é colocada pelo patrão (num extremo) e o ponto em que arriscaria o despedimento por justa causa (noutro extremo). Esta exploração, que só tem limite na moralidade do trabalhador, resulta em perda de produtividade (ganho de tranquilidade para o trabalhador).

O empregador, confrontado com casos individuais de reduzida produtividade (ainda suficiente para evitar despedimento com justa causa), não tem instrumentos para reduzir salários individuais ajustando a remuneração ao trabalho prestado. Assim, é forçado a antecipar o risco de perda de produtividade reduzindo o salário geralmente oferecido para novos contratos – solução mais injusta porque indiscriminada (antes de contratar não há forma de identificar os trabalhadores que se vão acomodar).

Por outro lado, quem está fora do mercado de trabalho está impossibilitado de competir. Mesmo que ofereça as mesmas capacidades por um salário inferior não consegue destronar quem já tem emprego.

Aos jovens que não tenham capacidade de risco, para emigrar ou montar empresas, resta-lhes substituir reformados ou ocupar os escassos postos de trabalho que forem sendo criados por desenvolvimento económico.

Fonte da imagem: Capa do Jornal I de hoje

Written by PH

2010/11/03 at 22:28

Posted in Emprego

Tagged with ,

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: